Líderes com mais clareza, menos certeza

·

·

,

Estamos atualmente em uma era de transformações rápidas e constantes, e a forma como as decisões eram tomadas anteriormente já não cabe mais.

O cenário que prevalecia anteriormente era de maior linearidade nas ações e acontecimentos. Era um ambiente menos dinâmico, com produtos e serviços mais perenes, menos concorrência e, ainda, sabíamos quem eram e onde estavam os concorrentes — o que facilitava a tomada de decisão. Ou seja, havia mais certezas nas escolhas, nos direcionamentos e nas estratégias.

Isso mudou drasticamente nos últimos tempos. Hoje, vivemos em um cenário totalmente diferente. É praticamente impossível mapear todos os possíveis concorrentes. Mesmo com seu modelo de negócio estruturado e validado, empresas totalmente alheias ao seu segmento podem rapidamente se transformar no seu maior concorrente, entrando na sua área de atuação muitas vezes sem sequer possuírem os ativos que você tem. Ou seja, o perfil de entrada no mercado atual é extremamente volátil e ágil, e disseminar certezas em um cenário assim é um risco muito grande — para não dizer insano.

Isso nos mostra que, no mundo atual, precisamos agir com mais clareza do que com certeza.

Explicando: a certeza determina, por si só, o modo de agir e o ponto de chegada, deixando pouca ou nenhuma margem para novas ideias, pessoas, informações etc. Você não busca mais nada disso, afinal, já tem certeza. Então, por que perder tempo com o novo?

O problema é que, muitas vezes, a sua certeza leva a escolhas e soluções equivocadas — especialmente em um mundo como o de hoje. Um líder, um gestor, precisa ter mais clareza: buscar informações, conexões, aprendizados que possam oferecer uma melhor leitura do cenário e, assim, conduzir sua equipe e sua organização da melhor forma possível.

Há algum tempo, o líder era o encarregado de ditar O QUÊ e, principalmente, O COMO fazer — e estava tudo bem! Eram líderes com certezas. Mas hoje não é mais assim. Com o mundo acelerado e mudanças acontecendo a todo instante, a certeza de hoje pode não valer para amanhã, e dificilmente entrega resultados positivos e sustentáveis. As soluções de hoje deixam de entregar o esperado rapidamente. Por isso, é preciso estar atento ao ritmo das mudanças e ajustar o rumo constantemente.

Isso é, de certa forma, um exercício de humildade para os líderes, pois é necessário reconhecer que existem muito mais — e melhores — conhecimentos e informações fora da empresa (e fora da bolha em que se vive) do que dentro dela.

Não se pode desconsiderar o conhecimento que vem de fora. É preciso abandonar o apego ao ego e sair em busca de outras pessoas e saberes.


Abrir bate-papo
Olá, tudo bem? 👋 Bem-Vindo ao Além das Ideias! Como podemos ajudá-lo?